COACHING
“Um Coach é alguém que te diz o que tu não queres ouvir, que te faz ver o que tu não queres ver, para que te tornes na pessoa que tu sempre soubeste que poderias ser.”
Tom Landry
O que é o Coaching?
É um processo de desenvolvimento humano em que o Coach e o Coachee (cliente) trabalham juntos de forma a alcançar o objetivo do cliente. Este processo conjunto desenvolve-se no sentido da progressão constante, trabalhando a partir do estado atual em direção ao estado desejado da maneira mais rápida e satisfatória possível.
Este caminho é traçado numa metodologia que recorre a várias técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de recursos humanos, psicologia, neurociência, planeamento estratégico, entre outras. O processo é construído tendo em vista a conquista de resultados efetivos em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.
Onde estou? Onde quero estar?
Para que a desejada mudança positiva e duradoura aconteça, é necessário existir uma consciencialização inicial sobre o ponto de partida (onde me encontro hoje?) e uma clarificação do ponto de chegada (onde quero estar amanhã?). Depois desta análise, são alinhadas estratégias que permitem alcançar esse ponto de chegada desejado no tempo pretendido.
Ao longo do processo de Coaching, existe uma permanente criação conjunta de soluções que permitem alcançar o resultado ambicionado. Cada pessoa é incentivada a sair da sua zona de conforto, desafiando-se a superar os limites que a própria mente impõe, proporcionando reflexões acerca de crenças e valores interiorizados, e evidenciando pontos de melhoria capazes de promover o desenvolvimento humano de cada um. O processo de Coaching é, por isso, uma oportunidade para atingir a lucidez individual, aumentar a autoconfiança, quebrar crenças que nos limitam, conhecer o nosso verdadeiro potencial e alcançar os nossos objetivos de forma precisa e assertiva.
Nesta viagem de superação, verdades absolutas poderão ser colocadas em causa, acontecimentos traumáticos poderão conhecer diferentes significados. No coaching interessa, primeiramente, trabalhar a aceitação da condição presente para, depois, colocar o foco no futuro.
Eu sou responsável pela minha vida
Cada pessoa é o principal agente de todo o processo, sendo incentivada a delinear estratégias que garantam o resultado pretendido. É promovido um sentido de responsabilidade pela própria vida. Ao invés de estarmos sujeitos a eventos externos que nos acontecem, somos estimulados para assumir o controlo interno do nosso dia-a-dia. Desta forma, independentemente de qualquer evento, é a própria atitude que condiciona a nossa vida. Temos em nós o poder pessoal para alcançar qualquer resultado a que nos propomos. A clareza trazida por um processo de coaching estimula a compreensão e a aceitação da realidade. Atribuir novos significados a eventos e emoções, permite-nos alcançar um estado de consciência potenciador do nosso crescimento.
Este novo estado traz-nos a responsabilidade plena pela nossa vida. E é essa consciência que vai ajudar diariamente a viver a vida que verdadeiramente queremos, e não a vida que outros desenharam para nós. Seja no âmbito pessoal ou profissional, é inquestionável a transformação proporcionada pelo Coaching, que nos permite percecionar a realidade e perceber como podemos aproveitá-la a nosso favor.
Quem pode recorrer ao Coaching?
Por ser um processo completamente flexível, o Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto e é direcionado a qualquer perfil, desde pessoas que procuram melhorar aspetos da sua vida pessoal, atletas de alta competição, profissionais das mais diversas áreas e empresas de qualquer setor de atividade.
Como faço para começar o processo?
O processo de Coaching é totalmente confidencial e concretizado em várias sessões, onde a principal função do Coach é de estimular, apoiar e despertar o potencial infinito de cada pessoa. As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e têm a duração de uma a duas horas, em média. Cada plano de Coaching é definido em comum acordo, após avaliação das necessidades individuais ou coletivas.