+351 915 150 152 coach@joao-martins.com

Dá Sentido à tua Vida e Ultrapassa a Procrastinação.

A procrastinação é o ato de adiarmos as nossas ações. É verdade que todos nós procrastinamos, ou seja, para estarmos a fazer uma coisa, deixamos de estar a fazer outra. É normal acontecer, porém, convém que as nossas escolhas e ações estejam alinhadas em direção às metas que queremos atingir. Caso contrário, vamos ocupar o nosso tempo com distrações que não nos levam a lado nenhum, e sendo o tempo de vida limitado, quanto mais cedo formos honestos connosco próprios e começarmos a agir em direção do nosso propósito, mais realizados nos vamos sentir.

Vivemos numa época de tanta informação, possibilidade e oportunidades para alcançarmos os nossos objetivos. Temos tantas opções que damos por nós sem saber o que fazer, e para onde nos virar. Devido à azafama diária, a maior parte das pessoas estão sobrecarregadas de coisas para fazer e de falta de tempo para as concretizar. Por esse motivo, e mais do que nunca, a capacidade para selecionar a tarefa mais importante, e depois dedicares-te a ela e concluí-la, terá provavelmente mais impacto no teu êxito do que qualquer outra qualidade ou habilidade que possas desenvolver. Uma das causas para a procrastinação e falta de motivação é a imprecisão, a confusão relativamente ao que estás a tentar fazer, por que ordem e por que motivo o fazes.

“Há uma qualidade que é preciso ter para vencer: a certeza do objetivo, o conhecimento do que se quer e um desejo ardente de o alcançar.” Napoleon Hill

Cria hábitos de sucesso

O êxito na vida e no trabalho será determinado pelo tipo de hábitos que criares ao longo do tempo. O hábito de estabelecer prioridades, vencer a procrastinação e empenhares-te na tarefa mais importante que tens pela frente é uma competência mental e física. Como tal, esse hábito aprende-se através da prática e da repetição, uma vez e outra, até se enraizar no teu inconsciente e se tornar uma parte permanente do teu comportamento. Assim que se converte num hábito, passa a ser automático e fácil.

Esta prática de começar a concluir tarefas importantes traz compensações imediatas e contínuas. Ficas orientado mental e emocionalmente de tal modo, que o cumprimento de uma tarefa proporciona-te um sentimento positivo. Tornando-te feliz. Faz com que te sintas realizado.

Sempre que concluímos uma tarefa de qualquer dimensão ou importância, sentimos uma vaga de energia, entusiasmo e autoestima. Quanto mais importante for a tarefa concluída, mais felizes, confiantes e poderosos nos sentimos em relação a nós próprios e ao ambiente que nos rodeia. O cumprimento de uma tarefa importante faz disparar no nosso cérebro a libertação de endorfinas (hormona da felicidade, prazer, bem-estar), o que nos torna ainda mais positivos, confiantes e criativos.

Tem clareza mental do que queres ser

Há uma maneira especial de acelerar o teu crescimento para te tornares uma pessoa altamente produtiva e eficiente. Consiste em ter clareza mental do caminho que estás a percorrer, e sobre os benefícios que podes ter das tuas ações, nunca esquecendo que tudo o que plantamos iremos colher futuramente. O importante é agir com sabedoria, e desenvolver a capacidade de seres uma pessoa focada e orientada para a ação.

A imagem mental que tens de ti próprio tem um poderoso efeito no teu comportamento. Visualiza-te como a pessoa que pretendes ser no futuro. A tua autoimagem, a forma como te vês por dentro, determina o teu desempenho externo. Todas as melhorias na tua vida exterior começam com melhorias no interior, nas tuas imagens mentais.

A clareza é talvez o conceito mais importante na produtividade pessoal. Quanto mais clareza tiveres em relação ao que queres e aos passos que terás de dar para o alcançar, mais fácil será vencer a procrastinação, e completar a tarefa que tens pela frente.

Pensa por escrito

Metas claras postas por escrito têm uma toque especial na tua forma de sentir as coisas. Motivam-te e galvanizam-te para a ação. Estimulam a tua criatividade, libertam a tua energia e ajudam-te a vencer a procrastinação. Quanto mais específicos forem os teus objetivos, mais entusiasmado, energia interior e vontade de os cumprir vais ter para alcançá-los. Agarra numa folha e faz o seguinte exercício;

Passo um: Decide exatamente o que queres. O objetivo tem de ser específico.

Passo dois: Pensa por escrito. Ao apontares uma meta, cristaliza-a e dá-lhe forma tangível. Um objetivo que não esteja escrito não passa de um desejo ou de um sonho. Não tem energia a suportá-lo. As metas que não são escritas conduzem à confusão, à imprecisão, a distrações e inúmeros erros.

Passo três: Estabelece um prazo para o objetivo; se necessário, estabelece prazos intermédios. Uma meta ou decisão sem prazo não tem urgência. Sem um prazo definido, a responsabilidade diminui e a probabilidade de procrastinar aumenta muito.

Passo quatro: Faz uma lista de tudo o que achas que terás de fazer para alcançar a tua meta. Uma lista proporciona-te uma imagem visual e global da tarefa ou objetivo. Aumenta a probabilidade de alcançares a tua meta tal como a definiste.

Passo cinco: Transforma a tua lista num plano. Organiza a tua lista por prioridades e em sequência. Decide o que precisa de ser feito primeiro e o que precisa ser feito depois.

Passo seis: Começa a concretizar o teu plano imediatamente. Faz qualquer coisa. Um plano mediano executado com vigor é muito melhor do que um plano brilhante para o qual nada se faz. Para alcançar algum tipo de êxito, a execução é tudo.

Passo sete: Dedica-te a fazer todos os dias alguma coisa que te aproxime da meta principal. Essa determinação e disciplina irão aumentar radicalmente a tua prontidão no cumprimento de metas e impulsionar a tua produtividade.

Aprende a dizer <<não>>

Uma das palavras mais fortes para dar sentido à nossa vida é o «não»! Aprende a dizê-lo com firmeza e sem receio de qualquer julgamento. Depois de saberes o que queres especificamente para a tua vida, fica mais fácil dizeres não a tudo aquilo que não estiver direcionado aos teus objetivos.

Diz não a tudo o que não seja importante realizares. Respeita a tua verdade interior e as necessidades da tua alma. Identifica as tarefas que podes delegar ou eliminar, de modo a libertar mais tempo para as coisas que realmente interessam. Estabelece prioridades, reduz o tempo passado na televisão, em redes sociais e, em vez disso, passa-o com a tua família, lê, faz meditação e exercício, ou algo que melhore a tua vida.

Rodeia-te de pessoas que te inspirem

A energia é contagiante, o ambiente que frequentamos e as relações que temos, influenciam diretamente o nosso bem-estar, a felicidade, e a qualidade dos nossos resultados. Se estiveres rodeado de pessoas negativas e pessimistas, irás com mais facilidade tornar-te nisso. Ao invés disso, se frequentares ambientes e ter relações com pessoas positivas e confiantes, além de teres mais disciplina, foco e dedicação, também te irás tornar nisso.

As relações positivas, são aquelas pessoas que te fazem crescer, que te motivam, que trazem o melhor de ti ao de cima. As relações negativas, são aquelas pessoas que drenam a tua energia, que só criticam, que apontam as falhas, que se focam e alimentam o lado mau das situações.

Escolhe bem com quem partilhas o teu tempo, se queres realmente evoluir é importante envolveres-te com pessoas que estejam alinhadas com o teu propósito.

Espero que este artigo possa ter contribuído para uma consciência maior sobre aquilo que necessitas fazer para a tua vida. Se achares que pode ser uma contribuição para mais alguém, partilha-o. Para qualquer questão contacta-me diretamente, terei todo o prazer em te ajudar.

Nunca duvides das tuas capacidades!

Um Abraço em Compaixão

    Necessita de falar connosco?

    Entre em contacto.